Charges da série "Maus hábitos do baiano" (2006) - parte V: estacionar o carro sobre a calçada


Este mau hábito resiste ao tempo e à minha paciência. Assim como urinar na rua, estacionar o carro sobre as calçadas de salvador parece uma necessidade "sexual" do soteropolitano. Estacionamento e calçada, na cabeça de alguns motorista de Salvador, são praticamente a mesma coisa. Confira o texto original.


"O que é pior, estacionar o carro em local proibido ou em cima da calçada? Em Salvador, onde o trânsito é um dos mais bagunçados do pais, boa parte dos motoristas baianos adoram estacionar os seus 'carangos' sobre as calçadas. Para eles, é como se elas fossem a continuação do asfalto.
E eles não têm a menor cerimônia, vão estacionando e se você estiver andando na calçada, até buzinam pra sair da frente, na maior cara-de-pau. Há até casos de carros estacionados sobre as calçados com as pistas tácteis para cegos. Pois é, por incrível que pareça, a capital baiana, que presta um péssimo serviço ao pedestre, dispõe desse equipamento. Imagina o cego se batendo com o veículo estacionado onde ele deveria passar.
E a cena retratada na charge é muito comum em Salvador. O pedestre tem que andar na rua e disputar o espaço com os carros.
As calçadas em Salvador, em sua maioria são todas quebradas, mal feitas e verdadeiras armadilhas para idosos, crianças e deficientes.Você que acompanha esta série e me acha até antipático ou 'antibaiano', experimente se passar por um cego ou cadeirante( deficiente em cadeira de rodas) e tente enfrentar os carros na calçada.
Quanto à resposta da pergunta no começo, oras, como diria o Otávio Mangabeira, ex-governador da Bahia, 'pense no absurdo, na Bahia há precedente'. É claro que estacionam o carro na calçada em local proibido." (26/11/2006)


Comentários