Há 25 anos...


Edição n° 2 de "Quadrinhos Magazine - nova fase"
(Setembro/1986)



Edição n° 1 de "Baianada" (Agosto/1986)

Os meses de agosto e setembro de 1986 marcaram a minha estréia nos veículos alternativos de quadrinhos. Pela primeira vez, publiquei os meus quadrinhos em fanzines, no auge dos meus 17 anos.

Em agosto daquele ano, fiz a minha estréia no fanzine "Baianada" com as tirinhas do Baiano, desenhadas por mim e escritas por Gonçalo Jr, hoje jornalista e renomado crítico de quadrinhos. A primeira e única edição, além de trazer as nossas tirinhas, também reuniu trabalhos de alguns dos mais importantes cartunistas baianos como Antônio Cedraz, Nildão, Paulo Setúbal, Sérgio Fontes e o saudoso Hélio Lage ( 1946-2006).


Tiras do Baiano no "Baianada" nº1
Agosto/1986

No mês seguinte, em setembro, foi a vez de publicar na edição de n° 02 do "Quadrinhos Magazine", que estava em uma nova fase e era editado por Gonçalo Jr. Além das tiras do Baiano, publicamos naquela edição tirinhas de outras criações nossas como os Vampiros do Terceiro Mundo e As Bichas. A curiosidade é que foi nessa edição que Bruguelo fez a sua primeira aparição numa publicação. Nessa época, Bruguelo, com uma aparência diferente da atual, atua ao lado de Baiano. Criei Bruguelo especialmente para ser o melhor amigo do Baiano. A partir do final dos anos 1990, Bruguelo passaria a integrar os Miudins com um visual completamente diferente de 1986.



Tiras do Baiano no "Quadrinhos Magazine, n°2 - nova fase"
Setembro/1986


Revendo as tirinhas que saíram no "Baianada" e no "QM", é interessante perceber o grau de maturidade do conteúdo das nossas tiras, seja no traço, seja no texto, abordando temas políticos e econômicos, quando vivíamos a época da "Nova República" e administração desastrosa do presidente José Sarney.


Tira do Baiano no "Quadrinhos Magazine, n°2 - nova fase"
Setembro/1986

Hoje eu percebo o quanto foi importante essas estréias e o caminho para o humor político-social que eu começava a trilhar. Foram os primeiros passos para o trabalhos que viriam mais adiantes, como cartunista do jornal "Correio da Bahia", em 1990, com as minhas participações em salões de humor aqui e fora do Brasil, e claro, atualmente como chargista do Grupo Metrópole de Comunicação, aqui em Salvador/BA.

Comentários

Postar um comentário