20 anos sem Cazuza



Há exatos 20 anos, morria o cantor, compositor e ex-vocalista do Barão Vermelho, Cazuza. Polêmico e genial ao mesmo tempo, Cazuza foi sem sombra de dúvidas o mais brilhante letrista do rock brasileiro do anos 1980. Da sua geração, talvez Renato Russo (1960-1996) tenha sido o único "rival" à altura. O que não significa que aquela geração roqueira fosse carente de letristas, pois haviam outros letristas talentosos como Arnaldo Antunes, Herbert Vianna, Marcelo Nova, Humberto Gessinger entre outros.

Se como artista, Cazuza se tornou uma grande referência, o mesmo não se pode dizer da vida desregrada que levou. O Cazuza pessoa, era um garotão da classe média/alta carioca, bem nascido e criado sob todos os mimos e vontades da mãe e de uma pai ausente. Cazuza não tinha regra para nada, fazia o que desse na "telha", queria viver a vida a "mil por hora", como bem diz os versos de um canção do Lobão, "Decadence Avec Elegance": "é melhor viver dez anos a mil, do que mil anos a dez". O filme "Cazuza, O Tempo Não Pára" (2004), de Sandra Werneck e Walter Carvalho comprova isso.


No entanto, sua vida particular conturbada não invalida a sua obra como artista. Lembro-me que quando Cazuza deixou o Barão Vermelho, meses após as apresentações magistrais da banda na primeira edição do Rock in Rio, em janeiro de 1985, fiquei chateado, achei um absurdo e uma atitude oportunista de um "playboyzinho" sacana. Acreditava que ele teria usada o grupo como uma "plataforma de lançamento" para a sua carreira solo. Com tempo, percebi que foi uma atitude acertada, e foi bom para ele e para o Barão Vermelho. Cazuza pode expor todo o seu potencial como artista, através de letras cheias de fúria ( "Brasil", "Ideologia") ou de doçura ( "Faz Parte do Meu Show", Codinome Beija-Flor )

Em tempos em que o "mainstream" ( o que está na grande mídia, o que é comercial, popular ) do rock brasileiro vive a "Era Emo", onde a "choradeira" e a pobreza nas letras são constantes, artistas como Cazuza fazem falta. E muita falta, meu irmão.

Comentários