Maria Guimarães Sampaio (1948-2010)

Iracema Chequer AG. A TARDE
Maria Guimarães Sampaio, fotógrafa e escritora

Fui tomado meio que de surpresa pelo falecimento, no último dia 02/06, da fotógrafa e escritora baiana Maria Guimarães Sampaio, vítima de câncer, contra o qual lutava há dez anos. Ela era filha do artista plástico baiano Mirabeau Sampaio (1911-1993)

Conheci um pouco do trabalho e da vida de Maria Sampaio através do seu blog "Continhos Para Cão Dormir" http://continhosparacaodormir.blogspot.com, contemplando as suas fotos, tanto as de sua carreira fotográfica como as fotos de sua família. As postagens das suas fotos de família - fotografias da infância e da juventude - eram sempre acompanhadas de textos onde ela relatava alguns fatos interessantes da sua famíla,sempre rodeada de figuras importantes da cutura brasileira, como Jorge Amado, Mário Cravo Jr, Lina Bo Bardi, Carybé, Glauber Rocha entre outros. O fato do seu pai ter sido um homem das artes, a casa da sua família se transformava num verdadeiro ponto de encontro da nata cultural do Brasil dos anos 1950 e 1960. Eu adorava ler sobre esses encontros maravilhosos.

Caetano Veloso, durante um show do Teatro Castro Alves, Salvador/BA, 1972. Foto de autoria de Maria Sampaio

Como fã do seu blog, eu o coloquei entre os meus favoritos aqui no "Feijoada Virtual". Em algumas oportunidades, Maria gentilmente chegou a comentar aqui no "Feijoada Virtual", algumas postagens minhas a respeito dos meus trabalhos.

Barco em Cachoeira/BA, década de 1980, foto de autoria de Maria Sampaio

Dentre os seus trabalhos como escritora, Maria Guimarães Sampaio publicou "Estrela de Ana Brasila" e "Rosália Roseiral", pela Editora Record e "Continhos Para Cão Dormir", volumes I e II, pela Editora P 55; este segundo volume foi lançado no mês de abril deste ano.

O corpo da fotógrafa foi cremado ontem, 03/06, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, Bahia.

Vai com Deus, Maria. Descanse em paz, e que você trilhe os caminhos da vida eterna iluminada pela Luz Divina.

Comentários

Postar um comentário