As belas fachadas do Santo Antônio Além do Carmo



O bairro do Santo Antônio, também conhecido como Santo Antônio Além do Carmo, possui um do mais belos acervos arquitetônicos de Salvador. A localidade fica próxima ao Pelourinho, que ao contrário deste, é bem mais sossegado e conserva um certo aspecto de cidadezinha do interior.



As fachadas dos casarios antigos, muitos deles construídos entre o início e meados do século XX, possuem uma riqueza de detalhes que são um atrativo à parte. Chama muito a atenção as fachadas residenciais em estilo eclético, onde se pode ver detalhes de figuras humanas, pinhais e formas vegetais.


Quando posso, dou uma passada por lá e faço algumas fotos como estas postadas aqui Gosto de contemplar essas verdadeiras obras de arte em forma de casas e que muitas vezes, pouco são valorizadas pelos transeuntes. Os arquitetos, mestres-de-obras e pedreiros que levantaram essas maravilhas, são verdadeiros artistas. Algumas dessas peças que decoram as fachadas e as platibandas dessas casas, são de gesso ou porcelana e geralmente erma importadas da Europa.

Hoje, algumas dessas casas pertecem a estrangeiros residentes em Salvador e que trasnformaram esses imóveis em pousadas. Ao menos, é uma maneira de preservar de pé essas obras que contemplam os nossos olhos, verdaeiras maravilhas arquitetônicas

Comentários