Glauco (1957-2010)



A barbárie da violência no Brasil não mede limites e não poupa nem se quer o humor. O humor gráfico brasileiro perdeu hoje um dos seus representantes mais significativos, o cartunista paranaense Glauco, criador do personagem "Geraldão", vítima de latrocínio.

Dois bandidos invadiram a casa do cartunista no início da madrugada de hoje. Estavam em casa o Glauco, a esposa e três filhos. Glauco tentou convencer os bandidos a desistirem do assalto, porém foi alvejado com quatro tiros. O seu filho, Raoni Villas-Boas, de 25 anos, também foi alvejado. Levados ao hospital, eles não resistiram e faleceram.

Conheci o trabalho do Glauco quando eu era adolescente, nos anos 1980, através da revista Chiclete com Banana, cujo carro-chefe eram os quadrinhos e charges do Angeli. Porém , a publicação também trazia os trabalhos de outros cartunistas, dentre eles, o Laerte e o próprio Glauco. Aliás, os três eram grandes amigos e publicaram trabalhos a "seis mãos", como a série Los Três Amigos.

Glauco fez muito sucesso com seu personagem "Geraldão", mas confesso que sempre gostei mais das suas charges políticas, sempre sarcásticas e demolidoras. O seu traço reto e econômico davam um "molho" único.

Que Glauco e os eu filho descansem em paz.


Comentários

  1. Sidney, no dia mesmo em que aqui vi o títuo não quis acreditar. Depois não quis ler nem nos jornais. Que terra dascínora é esta em que vivemos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário