Remake de "Ti Ti Ti"



Depois de "Paraíso", a Globo volta com mais um remake de telenovela. Desta vez é o remake da clássica "Ti Ti Ti" (1985) do saudoso Cassiano Gabus Mendes. Na verdade, a versão 2010 de "Ti Ti Ti", que substituirá "Tempos Modernos" no horário das 19h, será uma fusão de duas novelas, a própria "Ti Ti Ti" com "Plumas & Paetês" (1980), outro clássico de Cassiano. As duas novelas têm como pano de fundo o mundo da moda.

"Ti Ti Ti" foi uma das mais bacanas e divertidas novelas dos 1980, humor leve e inteligente, bem a cara de novela das 19h. O grande destaque da novela era a rivalidade entre os costureiros Jacques L'Eclair, vivido Reginaldo Faria, e o sedutor "espanhol" Victor Valentin, interpretação magistral de Luis Gustavo.

Jacques L'Eclair, nome artístico de André Spina, era um costureiro renomado e milionário que para o grande público era gay, "desmunhecava" uma barbaridade perante todo mundo, mas que na verdade era o maior "pegador". Não dispensava nenhuma das suas belas clientes da alta sociedade paulistana, nas quais dava uns "amassos" no seu atelier, sem que os maridos dessas tivessem a menor desconfiança.

Enquanto isso, Ariclenes, pobretão e malandro, personagem de Luis Gustavo conhecia desde a infância André Spina, e sentia um certa inveja do rival bem sucedido . As brigas e desavenças dos dois já vinham desde os tempos de criança e avançou a vida adulta. Um belo dia, Ariclenes teve uma idéia maluca e brilhante para se tornar um costureiro famoso de renome internacional. Como ele se tornou? Só vendo a novela.

As gravações da nova versão de "Ti Ti Ti" começarão em maio próximo, sob direção de Jorge Fernando. Há quem diga que Vitor Valentin/Ariclenes serão interpretados por Murilo Benício. Acho que o papel seria idel para o Cássio Gabus Mendes, que na primeira versão fez o Luti, filho de Ariclenes.

Para quem ainda acha que telenovela é uma arte menor - alguns nem consideram arte - confira o vídeo com uma entrevista de Hans Donner onde ele explica como fez a abertura muitíssimo criativa de "Ti Ti Ti" em 1985, com música homônima interpretada pelo grupo Metrô. Donner consegue transpor para a abertura, toda a rivalidade que cerca os dois personagens centrais da novela. Além do depoimento de Donner, com fotos da sua equipe nos bastidores da abertura, o vídeo tem a abertura original na íntegra.

Em tempos de computação gráfica como os de hoje, veja como foi que ele e sua equipe se viraram pra fazer a abertura há 25 anos. Muita gente até hoje acha que foram utilizados recursos de computação. Não sei se é saudosismo, mas passados tanto tempo, ela ainda impressiona e parece pouco datada.

Comentários