E assim se passaram 30 anos


Dos desenhos que fiz durante a minha infância, este é o mais antigo. Trata-se de um "álbum", feito em 1980, com folhas de papel sulfite, no qual estão os meus primeiros personagens. No entanto, foi no ano anterior, 1979, que criei o meu primeiro personagem, o leão Leonardo (que nome "original"). Naquela época, criava dezenas de personagens , acalentava ser um grande desenhista quando fosse grande, mas não conseguia criar uma história-em-quadrinho, não sabia desenvolver uma narrativa. O máximo que consegui, foi redesenhar "toscamente" uma HQ da Turma da Mônica, trocando os personagens do Maurício de Sousa pelos meus.

A personagem que aparece em destaque, é a Shirley, criação inspirada numa colega de escola. Outros personagens da mesma época, foram também inspirados em amigos meus de infância.

Como pode-se perceber, a influência "mauriciana" era muito grande nessa época nos meus desenhos. A começar pelo título "A Turma da...", algo muito comum entre os personagens infantis. De fato, o trabalho de Maurício de Sousa foi uma referência muito forte, assim com Disney e Hanna-Barbera. Só não sabia criar história-em-quadrinhos.

Somente em 1982, foi que produzi as minhas primeiras HQs, totalmente criadas por mim. Porém, foi neste trabalho rudimentar que comecei a ter uma noção de como produzir os meus próprios personagens, as minhas próprias criações.

Comentários